top of page
  • Foto do escritorAri Martire

Cultivando uma Cultura de Sucesso em 2024: Estratégias para Fortalecer o Clima Organizacional e Alavancar a Produtividade!

Clima Organizacional

Ano novo, metas novas e... Como está o clima na sua empresa?

Os objetivos desafiadores de médio prazo já em andamento e as metas de curto prazo à vista? As reuniões para novos projetos e a pressão sobre o pipeline estão a todo vapor? 


Se você, assim como eu, trabalha na área de vendas e atendimento a clientes, sabe que essa é a nossa realidade, não é mesmo?


Hoje, gostaria de refletir sobre a associação entre o clima organizacional do nosso dia a dia e a produtividade. Você acredita nessa relação? E, além disso, quem é o responsável por construir um clima favorável: cada colaborador, os gestores ou a liderança da empresa?


Ao longo de mais de 20 anos em empresas multinacionais, minha definição prática de clima organizacional é simples: trata-se da relação emocional entre as pessoas, especialmente entre colaboradores do mesmo departamento.


Tenho certeza de que a resposta sobre a relação entre produtividade e clima é evidente para todos, mas muitas vezes essa relação é subestimada nas empresas.


Já ouvi colegas dizerem que suas empresas têm uma marca reconhecida, um bom produto e estão superando todas as metas, mas o "clima" é muito ruim. Quando ouço isso, questiono: imagine se o "clima" fosse bom?


Segundo o estudo Global da Gallup World Poll, as empresas com profissionais engajados chegam a obter mais de 23% de lucro em comparação às empresas que demonstram menor engajamento dos seus funcionários.


Essa dúvida me levou a pensar que melhores práticas podem gerar ainda melhores resultados na relação entre produtividade e clima organizacional.


E, nesse contexto, a tecnologia de treinamentos surge como uma aliada valiosa. Ao investir em soluções tecnológicas em plataformas LMS e LXP para capacitação, as empresas podem oferecer treinamentos personalizados, acesso flexível a conteúdos relevantes e ferramentas de aprendizado interativas.


Essa abordagem não apenas fortalece a cultura organizacional, mas também contribui para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, impactando positivamente o clima e a produtividade.


Imagine o quanto a utilização eficiente da tecnologia pode potencializar o engajamento da equipe e impulsionar os resultados.


Para saber mais sobre como a tecnologia pode transformar a cultura organizacional e impulsionar a produtividade, explore temas como cultura organizacional, treinamentos in company, treinamentos de vendas, tecnologia em RH e universidade corporativa.


Se você é um líder, por favor: tenha uma comunicação clara, inspiradora e empática. Valorize o desenvolvimento profissional e pessoal da equipe e reconheça as contribuições individuais de cada colaborador. Deixo uma sugestão de leitura do livro "Liderança e Propósito" de Fred Kofman para começar com tudo 2024!


Se quiser sugerir um próximo tema para meu próximo artigo, fique à vontade para enviar uma mensagem para ari.martire@gurumatch.com.br.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page